Publicado em

GC Masters está de volta: torneio presencial com R$ 150 mil em premiação após 5 anos

GC Masters está de volta: torneio presencial com R$ 150 mil em premiação após 5 anos

Gamers Club anuncia sétima edição do GC Masters com formato presencial em Sorocaba, open qualifiers e premiação de US$ 30 mil

A Gamers Club Masters está oficialmente de volta. O torneio, que não era realizado há mais de cinco anos, terá sua sétima edição em 2026 com open qualifiers, evento presencial e uma premiação total de US$ 30 mil (R$ 152 mil).

O anúncio marca o retorno de um dos campeonatos mais tradicionais do cenário sul-americano de Counter-Strike. A última edição masculina do GC Masters aconteceu em dezembro de 2020, quando a DETONA venceu a 9z na grande final.

Formato do GC Masters VII

A sétima edição contará com oito times no evento principal. Quatro equipes serão convidadas com base no ranking VRS do dia 5 de outubro, enquanto as outras quatro vagas serão definidas via dois open qualifiers — cada seletiva levando dois times à fase presencial.

O primeiro qualificatório aberto acontecerá entre 12 e 13 de outubro, enquanto o segundo será em 15 e 16 de outubro. As inscrições começarão no final de agosto.

Evento presencial em Sorocaba

Com os oito times definidos, a GC Masters VII terá sua fase presencial nos estúdios da Gamers Club, em Sorocaba, São Paulo, entre 29 de outubro e 1º de novembro. Os custos de viagem serão de responsabilidade das equipes.

As equipes serão divididas em dois grupos com formato de eliminação dupla. Os jogos de estreia serão MD1 (melhor de uma), mas as outras partidas serão MD3 (melhor de três). Dois times de cada grupo avançarão aos playoffs, que começarão diretamente nas semifinais, sem lower bracket. A grande final será em MD5 (melhor de cinco).

Distribuição da premiação

  • Campeão: US$ 17,5 mil (R$ 89 mil)
  • Vice-campeão: US$ 7,5 mil (R$ 38 mil)
  • 3º lugar: US$ 3,5 mil (R$ 18 mil)
  • 4º lugar: US$ 1,5 mil (R$ 7,6 mil)

História do GC Masters

O GC Masters foi um dos principais campeonatos sul-americanos no passado, ajudando a desenvolver o cenário de Counter-Strike na região. A primeira edição aconteceu em 2017, com a Team oNe sendo campeã.

O retorno do torneio em formato presencial é visto como um sinal positivo para o cenário brasileiro, que busca mais competições LAN para desenvolver talentos locais. Com a FURIA e o Legacy em destaque no cenário internacional, a expectativa é que o GC Masters VII atraia times de todo o Brasil e da América do Sul.