Publicado em

HUASOPEEK, cria da 9z, pede mais academy e quer inspirar chilenos no cenário do CS2

HUASOPEEK, jogador da 9z, durante o IEM Cologne Major 2026

Foto: Liquipedia

Matías “HUASOPEEK” Ibañez, da 9z, está estreando em Majors, mas não pensa apenas em si ou no time em que atua. Sua chegada aos playoffs do IEM Cologne Major serve também para motivar jogadores com origem semelhante — especialmente chilenos, que têm pouca tradição no Counter-Strike competitivo.

“Para nós é muito importante termos chegado aos playoffs, e também foi importante para a América do Sul. Um time argentino nunca tinha chegado aos playoffs. Acho que estamos todos com o mesmo foco de ir partida a partida e dar o nosso melhor”, disse HUASOPEEK em entrevista à Dust2 Brasil durante o torneio.

Chamar a 9z de um time argentino não está errado, mas a escalação é mais diversa: há dois uruguaios, dois argentinos, um treinador brasileiro e HUASOPEEK, que é chileno. Mais do que levar glória para si e para a organização, ele quer inspirar conterrâneos. “Eu espero que inspire muita gente. Eu fui inspirado pelo dav1d. Para mim, ele é o maior expoente que temos no Chile no geral”, afirmou.

David “dav1deuS” Maldonado, hoje no Fluxo, foi o primeiro jogador chileno a disputar um Major com a mesma 9z no PGL Antwerp Major em 2022. HUASOPEEK é apenas o segundo. Ele conta que é procurado por jovens que querem seguir seu caminho, assim como ele seguiu o de dav1d.

“Sempre recebo mensagens no Twitter de pessoas que jogam VALORANT, profissionais de outros times, que são chilenos. E no Instagram também me escrevem. Nunca falei com ele (dav1d) sobre isso, mas todos temos o mesmo propósito de levar a bandeira do Chile até o lugar mais alto”, contou o jogador.

A campanha da 9z também serve para exaltar a importância das academias. HUASOPEEK é cria da organização argentina, onde se desenvolveu entre 2022 e 2023. Teve uma breve passagem pelo Flamengo por empréstimo antes de ser chamado ao time principal. “É muito importante, porque desde que comecei a competir estou na 9z. Também para mostrar que as academias servem. Da 9z saíram buda, try e eu. É muito importante ter uma academy em todos os times, porque ajudam gente nova a crescer”, finalizou.