
Foto: csgo.com
Ilya “m0NESY” Osipov conquistou o IEM Cologne Major 2026 como MVP do torneio, mas sua maior alegria foi ver o companheiro de equipe Nikola “NiKo” Kovač finalmente levantar o troféu de Major após 17 tentativas. Em entrevista emocionante ao HLTV após a final, o jovem russo de 21 anos revelou que a felicidade pelo colega de equipe foi ainda maior do que a própria conquista.
“Estou duas vezes mais feliz pelo NiKo do que por mim mesmo. Fiquei imaginando na minha cabeça que ele buscou esse sonho por tanto tempo, e finalmente foi o momento de aliviar o estresse”, disse m0NESY, que não conseguiu conter a emoção ao falar sobre o capitão da Falcons.
A vitória no IEM Cologne representou o primeiro Major tanto para m0NESY quanto para NiKo, que juntos deixaram a G2 no início da temporada para se juntar à organização saudita. A parceria, que já durava anos na G2, finalmente alcançou o ápice do Counter-Strike após mais de 15 meses e oito finais de grandes torneios com a Falcons.
A “mágica” de karrigan
Questionado sobre o impacto do capitão Finn “karrigan” Andersen na equipe — que se juntou à Falcons apenas 62 dias antes do Major —, m0NESY não hesitou em elogiar o veterano dinamarquês.
“Obviamente, existe algo de mágico no karrigan. Algo não está errado, mas algo está bom, sabe? Nosso primeiro torneio foi o PGL Astana, e estávamos testando coisas. Eu nunca tinha jogado com o Finn, só o NiKo tinha jogado com ele antes. Eu queria descobrir como íamos jogar juntos, como íamos reagir, e o que íamos mostrar no servidor.”
O russo explicou que se sentiu confortável imediatamente com o estilo de jogo do capitão. “Sinceramente, o estilo de jogo, eu imediatamente entendi que estava muito confortável com ele. As coisas que estamos fazendo, todas as rotações, o caos que estamos construindo no servidor, esse é eu, esse é quem eu sou. E é onde eu posso o tempo todo ajudar, porque você sempre coloca muita responsabilidade em si mesmo, mas você está vencendo rodadas por causa disso. Por causa desses momentos caóticos.”
Emoção da família e energia da arena
m0NESY também revelou que seu irmão e cunhada estavam presentes na LANXESS Arena, bem em frente ao palco, o que lhe deu energia extra durante a final.
“Meu irmão com a esposa dele estavam em frente ao palco hoje. Isso obviamente me ajudou muito, só de ter a energia deles ali. Sinceramente, hoje, assim que eu saí no palco, senti que todos estavam muito calmos. Eu estava muito calmo, me sentia como se estivesse no Nirvana, nesse humor onde você não se importa com mais nada. Você só foca em cada rodada. Eu senti toda a energia da arena e senti que a levei comigo para dentro do jogo.”
Ao agradecer à família, o jogador se emocionou novamente. “Quero dizer obrigado por todo o suporte. É tudo o que posso dizer. Eu os amo muito e disse isso tantas vezes em entrevistas: eles são pessoas incríveis, e são aqueles que eu queria deixar orgulhosos, e isso aconteceu hoje.”
Uma das corridas mais difíceis
A Falcons teve uma das corridas mais difíceis possíveis no IEM Cologne Major, precisando derrotar equipes de elite como Vitality, Spirit e FURIA para chegar à final. Para m0NESY, esse foi o caminho ideal.
“Eu prefiro fazer dessa forma do que de qualquer outra. Eu prefiro derrotar todas as melhores times, garantir a grande final, jogar a grande final e derrotar o melhor time também, do que o caminho contrário. Se você quer vencer o Major, tem que derrotar todas as melhores equipes do torneio. Essa corrida foi muito difícil, uma das corridas mais difíceis que já tive em um torneio. Tivemos que jogar contra Vitality, Spirit, FURIA, mas estávamos sempre lá. Eu sempre estava aproveitando, e isso é o mais importante: aproveitar, ver a torcida, ver os fãs, e o mais importante vem no final.”
O que vem depois
Com o primeiro Major conquistado apenas 62 dias após a chegada de karrigan, o teto da Falcons parece ainda mais alto. “Fizemos três grandes finais, vencemos uma grande final, agora temos que continuar fazendo o que fizemos neste Major, porque, como eu disse, o trabalho que fizemos deu resultado e vai dar resultado no futuro. Só precisamos ficar com os pés no chão, continuar fazendo o que estamos fazendo.”
A próxima parada da Falcons no cenário competitivo deve ser o BLAST Bounty Season 2, que contará com a participação de quatro times sul-americanos convidados.
